PT-BR/Compilando o MTASA

From Multi Theft Auto: Wiki
Jump to: navigation, search

Para se conseguir compilar o Multi Theft Auto a partir de seu código fonte, é necessário seguir alguns passos, os quais estão descritos a seguir.

Pré-requisitos

Antes de você poder fazer isso, certifique-se que os seguintes softwares e SDK's estão instalados:

Se não tiver feito ainda, instale um cliente como o SourceTree ou GitHub para Windows a fim de fazer o download e gerenciar o código.

Adquirindo o último código fonte

Para fazer o download da última alteração no código fonte, você tem de fazer o download da última cópia de nosso repositório Git disponível aqui (zip|tar.gz).

Antes de Compilar

Para ter certeza que os diretórios-destino tem as permissões corretas, é vital instalar a última nightly neste exato diretório:

   C:\Program Files\MTA San Andreas x.x\

Em que x.x é a versão a qual está compilando. Se um windows 64-bit estiver rodando, certifique-se de inserir o "x86" no caminho.

Agora como Compilar?

Para compilar o programa a partir do código fonte, é necessário ter instalado o Microsoft Visual Studio. Abra o projeto em Shared/Core 2008.sln e faça-o usando uma das configurações (Debug/Release) disponíveis no mesmo. Note que tudo irá rodar mais lento no modo Debug.

Diretório-destino e permissões

Por padrão, a versão atual compila os binários em 'C:\Program Files\MTA San Andreas 1.3\'. Para ter certeza que estão corretos as permissões e os registros; e os arquivos de suporte estão presentes, é recomendado instalar ambos os nightly e arquivos periféricos neste diretório.

Adquirindo o último módulo de rede

Já que os módulos de rede netc.dll/net.dll destinados ao cliente estão sob uma licença diferente, você deve utilizar os que vem com a última nightly. Se desejar rodar a versão de debug do MTA, ele também vai precisar de uma versão-debug desses módulos. Como não podemos providenciar isso, é só adicionar ao final do nome um "_d" nos já existentes.


Rodando o programa

Está quase acabando, só mais uns passos:

Rodando o cliente

Reveja se está instalado ambos os nightly e arquivos periféricos.

Rodando o servidor dedicado

Se quiser rodar o servidor dedicado, precisará de alguns recursos. Esses são precisos porque incrementa o mais fundamental de um servidor (ex: fazer o jogador nascer) a fim de se poder jogar.

O SVN oficial dos recursos está hospedado no GitHub: [1]. É recomendado dar uma olhada nas últimas versões ou fazer um download de um zip na aba Downloads do site. Certifique-se que não esteja rodando nenhum recurso de versões anteriores, porque vai dar problema.

Se você enfrentar algum confusão por falta de DLL's (ex: libcurl.dll), só é preciso baixar-los nos arquivos periféricos mencionados acima.

Como se envolver?

Para começar a contribuir para o MTA, veja mais no Guia de Programação (Em Inglês)

Informações Adicionais

Se precisar de mais alguma coisa, tente entrar no bug tracker ou em nosso canal IRC