PT-BR/Resource:Editor-EDF

From Multi Theft Auto: Wiki
Jump to: navigation, search

Dialog-warning.png Aviso: Este artigo necessita de revisão, pois está incompleto.

EDF significa Editor Definition File ou Arquivo de Definições do Editor. Ele é um arquivo XML com a extensão .edf e define elementos customizados usados pelo recurso. Em outras palavras, um elemento não reconhecível pelo MTA. Exemplos são <spawnpoints>, <bandeiras> e <checkpoints>. Ele também adiciona configurações do mapa específicas a cada recurso - salvos na tag designada no arquivo meta.

Introdução

Alguns recursos usam elementos customizados. Por exemplo, o Capture The Flag usa <bandeiras> para posicionar no mapa e indicar de qual time é. Quando o mapa é carregado, este modo de jogo irá procurar por qualquer elemento do tipo <flag> (bandeira) no seu arquivo .map, para por exemplo, criar um objeto no formato de uma bandeira e um colisor em torno dele.

O problema é que esses elementos customizados não podem estar inclusos no MTA, consequentemente, o editor não faz a menor ideia da existência deles. Então ele precisa de um arquivo EDF definindo como uma <bandeira> deve ser visualmente representada: Como ela deve aparecer no mapa? Qual é o ID do objeto? Quais são suas possíveis propriedades (seu time, por exemplo)? Se não for feito isso, o editor não poderá fazer nada sozinho e o usuário terá de editar o arquivo .map manualmente - algo que dá muito trabalho. Mas felizmente esse sistema é disponibilizado aos recursos e facilita a vida. Nada que pensar um pouco, não é?