PT-BR/Manual do Servidor
Introdução
Configurar um servidor e disponibilizá-lo para que seus amigos joguem via Internet ou LAN é mais fácil do que parece. Neste artigo estaremos abordando os passos iniciais para que você possa criar o seu próprio servidor para o MTA.
Instalando o servidor
A primeira parte consiste na instalação do servidor. Abaixo há dois tópicos, abordando a instalação em plataformas Linux e Windows, respectivamente.
Instalando no Linux
Há diversas maneiras de instalar, configurar e iniciar um servidor no Linux:
Instalando no Windows
Instalar um servidor do MTA:SA no Windows é bem simples:
- Vá para página de download do MTA:SA e baixe o instalador.
- Após o término do download, execute o arquivo.
- Clique em Next e depois em "I Agree".
- Nesta etapa você pode selecionar os componentes que deseja ou não instalar:
- Para instalar somente o servidor, mude a opção "Client and Server" para "Server Only"
- Next para continuar.
- Selecione a pasta na qual deseja instalar o servidor. Em seguida, Next.
- Clique em Install.
- Pronto!
Qual a função do arquivo acl.xml (access control list)? Para saber mais, leia o artigo em:
Configurando o servidor
O servidor dedicado do Multi Theft Auto pode ser configurado através...
- De uma espécie de prompt de comando chamado console, ou seja, um programa onde comandos não são enviados através de cliques, mas sim através de linhas de comando digitadas pelo usuário.
- Esse programa está localizado em "MTA San Andreas 1.3\server\MTA Server.exe".
- Ele é idêntico a janela cmd do windows.
- Enquanto este estiver executando, o servidor vai permanecer online, caso contrário, o servidor sai do ar.
- Do próprio jogo!
- Os comandos para configurar o servidor são enviados a partir do chat.
- Para que estes comandos sejam efetivamente enviados, é necessário o uso da "/" antes do comando em si, pois esta identifica que o que vem logo em seguida faz parte de um comando.. Exemplo "/addaccount".
- De um navegador de internet. Um website pode receber informações e configurar um servidor de MTA.
Para que possa configurar um servidor do MTASA no jogo ou via website é necessário que pelo menos uma conta com privilégios de administrador seja adicionada no acl.xml.
Configurações Gerais
Todas as configurações gerais podem ser encontradas no arquivo "mtaserver.conf" localizado na pasta "mods/deathmatch/". Este arquivo pode ser visualizado em qualquer editor de texto.
Ele é bem simples e direto, toda variável tem uma descrição abordando o que esta faz e como usa-la.
Configurando as Portas
Caso esteja executando um servidor a partir de seu computador e há um roteador entre a internet e sua máquina, então será necessário configurar 3 portas.
Antes de mais nada, abra o arquivo localizado em "mods/deathmatch/mtaserver.conf" e procure pelas linhas citadas a seguir:
<serverport>22003</serverport> <httpport>22005</httpport>
Estas portas são necessárias para que o servidor inicie corretamente. Explicaremos com maiores detalhes mais a frente. Se deseja também que seu servidor apareça na lista de servidores do MTA (Server Browser, no menu), será preciso configurar mais uma porta chamada "ASE".
(Exemplo de como ativar/desativar a porta ASE):
<ase>1</ase> <!-- 0 = desligada, 1 = ligada -->
Agora vamos liberar essas portas em seu roteador. Caso todas as portas estejam abertas ou você possui um roteador sem firewall, esta etapa é desnecessária.
Se você não sabe como abrir portas em seu roteador, visite este site, procure pelo modelo de seu roteador e siga as instruções.
Na maioria dos roteadores, há a opção de selecionar o tipo de porta: UDP ou TCP. A lista a seguir irá explicar qual porta é necessaria para que ela serve:
Porta principal do servidor: UDP (a porta padrão é 22003, mas você pode alterá-la no parâmetro <serverport> do mtaserver.config) Porta HTTP: TCP (a porta padrão é 22005, mas você pode alterá-la no parâmetro <httpport> do mtaserver.config) Porta ASE: UDP (esta é necessária caso deseje que o servidor apareça na lista de servidores do gamemonitor.com)
Para configurar a porta ASE, somamos 123 (cento e vinte e três) à porta padrão. Exemplo:
Porta padrão: 22003 ASE: 22003 + 123 = 22126
Boa sorte!
Na ultima versão do servidor, ao se digitar o comando "/openports", os status de todas as portas serão mostrados.
Client Checks
Todo jogador que entra em um servidor passa por várias "avaliações", também conhecido como "Client Checks" (em inglês). Esse processo é necessário, principalmente, para previnir trapaças no jogo, as quais são feitas através de trainers e/ou modificações realizadas nos arquivos originais do GTA SA. Toda essas "avaliações" são dividias em diversos parâmetros, os quais são configuráveis através do arquivo mtaserver.conf localizado em "mods/deathmatch". Destacamos 2 delas como exemplo:
- O parâmetro client-file ...
- habilita que um ou mais arquivos possam ser modificados no computador do jogador (exemplo: carmods.dat). Por padrão, o MTA não permite que nenhum arquivo da pasta "data" e "anim" do GTA SA seja modificado.
- pertênce a um grupo denominado Anti-Cheat, pois, por padrão, ele evita que um ou mais jogadores tenham vantagens sobre os outros. Todos os demais parâmetros que fazem parte desse grupo estão detalhados neste Guia Anti-Cheat.
- O parâmetro minclientversion...
- estabelece que todos os jogadores usem uma versão igual ou superior a estipulada (exemplo: 1.3.0).
- Aqueles que estiverem usando uma versão inferior serão automaticamente desconectados do servidor.
Cada parâmetro contido no arquivo mtaserver.conf tem um valor atribuido a ele. O que faz que o servidor iginore ou aja de forma diferente ao relaziar essas avaliações em cada jogador.