PT-BR/fileWrite

From Multi Theft Auto: Wiki
Revision as of 20:15, 20 December 2023 by Lettify (talk | contribs) (Created page with "__NOTOC__ {{BR/Funcao compartilhada}} Escreve uma ou mais strings para um determinado arquivo, iniciando na posição de leitura/gravação atual. A posição avança de acordo com o número de bytes que estiver sendo escrito. ==Sintaxe== <syntaxhighlight lang="lua"> int fileWrite ( file theFile, string string1 [, string string2, string string3 ...]) </syntaxhighlight> {{PT-BR/POO||file:write}} ===Argumentos necessários=== *'''theFile:''' O '''arquivo''' no qual...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Escreve uma ou mais strings para um determinado arquivo, iniciando na posição de leitura/gravação atual. A posição avança de acordo com o número de bytes que estiver sendo escrito.

Sintaxe

int fileWrite ( file theFile, string string1 [, string string2, string string3 ...])

Sintaxe POO(OOP) Não entendeu o que significa isso?

Método: file:write(...)

Argumentos necessários

  • theFile: O arquivo no qual deseja escrever. O arquivo deve estar aberto com acessos de escrita, ou seja, esse arquivo deve ser retornado de fileCreate ou fileOpen com o argumento readonly (modo leitura) definido para false.
  • string1: O texto que quer escrever no arquivo.

Argumento opcional

  • Você pode especificar quantas strings adicionais que quiser depois de string1. Essas strings serão escritas na ordem que estiverem sendo especificadas.

Retorno

Retorna o número de bytes que foram escritos com sucesso no arquivo, retorna false se argumentos inválidos forem especificados.

Exemplo

Este exemplo cria um arquivo de texto e escreve um texto nele.

local fileHandle = fileCreate("test.txt")             -- tentamos criar um novo arquivo
if fileHandle then                                    -- verificamos se o arquivo foi criado
    fileWrite(fileHandle, "This is a test file!")     -- escrevemos a linha de texto
    fileClose(fileHandle)                             -- fechamos o arquivo depois de trabalhar nele
end

Observe que você não pode simplesmente fazer dessa forma: fileWrite("test.txt", "File content"). Em vez disso, as funções que manipulam os arquivos operam com o arquivo, que é um objeto especial representando o arquivo aberto.

É importante também lembrar de fechar o arquivo depois que você terminar de fazer tudo o que precisa com ele, especialmente se você tiver escrito algo nesse arquivo. Se não fechá-lo e o resource travar de alguma forma, todas as mudanças no arquivo podem ser perdidas.

Veja também